Dicas de Manutenção





  Arrefecimento:
O que é arrefecimento?
Todos os motores de veículos são máquinas geradoras de calor (motores de combustão interna), assim foi criado o sistema de arrefecimento para controlar essa quantidade de calor.


Quais são as partes de um sistema de arrefecimento?
Radiador
Líquido de arrefecimento (água + Aditivo)
Bomba d’água
Mangueiras
Válvula termostática
Interruptor térmico da ventoinha
Ventoinha
Sensores de temperatura
Reservatório e tampa


Qual é a função de cada produto?
Radiador = diminuir a temperatura do líquido que sai do motor
Líquido = elevar o ponto de ebulição e congelamento da água, lubrificar e proteger contra a corrosão
Bomba d’água = circular o líquido para todo o sistema;
Mangueiras = interligar motor com radiador e reservatório;
Válvula termostática = controlar o fluxo de líquido e a temperatura do motor;
Interruptor = ligar e desligar a ventoinha;
Ventoinha = resfriar o líquido no radiador;
Sensores = indicar a temperatura ao painel e ao computador do veículo.

Qual é a temperatura de trabalho do motor?
Os veículos mais antigos trabalhavam com temperatura de 80 graus celsius aproximadamente, hoje é bem maior, vai de 100 até 120 graus celsius, dependendo do projeto do motor. Com esse aumento na temperatura de trabalho do motor foi possível conseguir uma potência de 60 cv (cavalos) num motor 1.0 (popular).

Então o controle da temperatura é importante?
Sim, sem dúvida!
Um motor trabalhando numa temperatura correta, conforme projetado pelas montadoras, vai gerar a potência máxima, economizar combustível e emitir menos poluentes. Além de manter a temperatura ideal do óleo lubrificante, evitando assim atritos e desgastes prematuros.

Posso alterar a temperatura do motor em locais mais quentes ou mais frios?
Jamais!!! O motor foi projetado para trabalhar em qualquer local do país, de Norte a Sul.
Já imaginou o que aconteceria com você se alterasse a temperatura de seu corpo?

O que eu devo fazer então?
Em primeiro lugar, seguir as instruções do manual do veículo!
Manual do veículo? O que é isso?
É aquele livrinho que recebemos quando compramos o veículo, cheio de desenhos e letras e que nunca lemos.

Hoje, a preocupação com o controle de temperatura do motor aumentou?
Sim, como os motores trabalham com temperaturas mais altas (acima de 100 graus celsius), são necessários maiores cuidados com a manutenção. Uma pesquisa realizada recentemente indicou que 80% dos veículos quebrados na serra do mar estavam com problemas relacionados ao sistema de arrefecimento.

Então eu tenho que gastar mais dinheiro com o meu veículo?
Sim e Não!
Sim, se a manutenção for corretiva, ou seja, o motor já ferveu e ocasionou vários estragos que poderiam ser evitados;
Não, se a manutenção for preventiva, ou seja, foram tomadas algumas ações para que se evite que o motor ferva.

Resumindo
1) Estar sempre atento ao marcador de temperatura do painel (parece óbvio, mas muitos não sabem que existe);
2) Verificar uma vez por semana o nível do líquido no reservatório de expansão, sempre com o motor frio;
Obs: Atenção, caso necessite sempre completar o líquido, pode existir algum vazamento no sistema.
3) Apesar da gentileza do frentista não deixe-o abrir o reservatório ou radiador com o motor quente e nem completar com água fria toda vez que for abastecer. Além de riscos de queimadura, pode danificar o sistema.
4) Trocar o líquido de arrefecimento a cada 30.000 Km. Assim como o óleo do motor, o líquido perde suas características com o tempo e o uso. É necessário a troca pois assim, o motor vai economizar combustível, atingir potência máxima, emitir menos poluentes e reduzir o atrito e o desgaste prematuros.
5) Verificar os componentes do sistema quando da troca do líquido, realizar a manutenção preventiva do sistema, verificar em que condições estão os componentes. Caso estejam com mau funcionamento, providencie a troca, estudos provam que a manutenção preventiva reduz drasticamente as despesas com um veículo.
6) O sistema de arrefecimento é complexo, envolve muitos componentes e uma boa manutenção exige um trabalho de profissionais capacitados. Portanto, procure sempre uma oficina de sua confiança e caso necessite de orientações, favor entrar em contato com:
MTE-THONSON Ind.Com.Ltda
Av. Moinho Fabrini, 1067
São Bernardo do Campo – SP
09862-900
Fone: (11) 4343-4877
Fax: (11) 4343-7566
SAC: 0800-7047277
EMAIL: mte@mte-thomson.com.br







































  Freios:
Quais são os componentes mais importantes do sistema de freios ?
O sistema de freios é um item de segurança do veículo e é muito complexo no que refere à manutenção.
Ele é composto de componentes de fricção e de sistema hidráulico.
Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos do freio existem para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio funcionar.
As peças de fricção são:
  Discos de freio – podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.
  Tambores de freio – são utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.
  Pastilhas de freio – são utilizadas em conjunto com os discos
  Lonas de freio – são utilizadas com os tambores de freio

As peças que formam o sistema hidráulico são:
  Cilindro mestre – é o que direciona o fluido de freios para acionar o freio de cada roda.
  Servo Freio – a função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio que, por sua vez, irá acionar todo o sistema.
  Cilindro de roda – é um componente que acionará o freio traseiro quando este utilizar o sistema com tambores.
  Pinça de freio – é a peça onde se encaixa as pastilhas e, através de pressão hidráulica em seus êmbolos, pressiona as pastilhas de encontro com o disco.

Quais os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios ?
São vários os sintomas que podem ser sentidos no veículo. Listamos abaixo os mais comuns:
  Chiado quando se freia
  Necessidade de completar o reservatório de fluido de freio constantemente
  O carro puxa para algum lado quando o freio é acionado
  O pedal de freio pulsa quando acionado
  O pedal de freio cede (abaixa) quando é mantido acionado
  A luz do painel se acende
  Os freios não têm potência

Tabela de controle de manutenção do sistema de freios.











































  Suspensão:
Quais são as partes que compõem o sistema de suspensão?
A suspensão de um carro, juntamente com o sistema de freios, faz parte do que se chama sistema de segurança do veículo.
Exige ao menos uma revisão periódica para verificação de eventuais danos gerados pelas condições não muito propícias de nossas vias.
No que diz respeito às peças, a lista é extensa, sendo que os principais itens são:
  Amortecedores
  Molas
  Bandejas
  Pivôs
  Barras e Terminais
  Juntas homocinéticas
De quanto em quanto tempo deve-se fazer a revisão do sistema de suspensão?
Nos casos em que não se nota nenhum sintoma deve-se verificar a suspensão a cada três meses.
Quando se sabe que é necessária a substituição de algum item de suspensão?
Normalmente o sintoma mais comum são os barulhos que aparecem quando se está dirigindo.
Qual a vida útil de um amortecedor?
Em condições normais de uso, um amortecedor mantém sua ação original em média durante 40.000 km, de acordo com especificações do fabricante.

Qual a função de um amortecedor?
Diferentemente do que se pensa, a função principal de um amortecedor é limitar o curso de atuação das molas equalizando e balanceando as oscilações do sistema de suspensão e não a de absorver impactos. Esta função é do conjunto de molas que devem sempre ser substituídas em conjunto com os amortecedores.
Quais são os perigos de desgaste excessivo da suspensão?
  Maior fadiga do condutor e aumento do tempo de reação
  Menor estabilidade em curvas
  A aquaplanagem acontece a uma velocidade 10% menor que o normal
  O sistema de ABS não funciona adequadamente sem as rodas tocarem o solo
  Maior distância de frenagem
  Aumenta a possibilidade de derrapagem em solo molhado
  Acentua o desgaste de outros elementos mecânicos
Sistema Elétrico (Bateria, Lâmpadas, Alternador e Motor de partida)
Pneus






  Escapamentos:
Quais são as partes que compõem um sistema de escapamento?
  Tubo dianteiro ou Tubo motor 
  Catalisador 
  Silencioso intermediário 
  Silencioso traseiro 

Quais as principais funções de cada uma das partes?
  Tubo dianteiro ou Tubo motor – é conectado ao motor iniciando a direção dos gases.
  Catalisador – item obrigatório nos veículos, tem como função principal transformar através de reação química os gases nocivos em elementos não contaminantes.
  Silencioso intermediário – é responsável pela primeira redução do nível sonoro, velocidade, temperatura e pressão dos gases.
  Silencioso traseiro – redução final dos níveis de ruídos.
Quais as principais causas da deterioração do escapamento?
  Corrosão externa principalmente em ambientes salinos e com alta umidade.
  Combustíveis de má qualidade.
  Impactos em objetos.
  Mau funcionamento do motor.
Quais os riscos de um escapamento em mal estado?
  Multa por ultrapassar os limites de ruído.
  Penetração de gases no interior do veículo.
  Acidentes causados por perda de um dos componentes.
  Maior consumo de combustível.
  Maior índice de poluição do ar.





  Óleo:
Quando se deve trocar o óleo do veículo?
Existem diferentes tipos de óleo lubrificante. No manual do proprietário, constam as especificações para cada modelo de motor e deve ser seguida a orientação do fabricante com relação ao tipo de lubrificante a ser utilizado.

Os óleos lubrificantes são divididos em:
  Óleo mineral – 20W40 – troca a cada 3000 km
  Óleo mineral – 20W50 – troca a cada 5000 km
  Óleo Base Sintética – 15W50 – troca a cada 7000 km
  Óleo Sintético – 15W50 – troca a cada 10000 km
O filtro deve ser trocado a cada troca de óleo?
O filtro pode ser substituído a cada 10000 km.
Para que serve o óleo de motor?
A função principal do óleo de motor é lubrificar as partes de atrito do motor e também resfriá-lo.

Porque se deve atentar a substituição do filtro de óleo?
Durante o processo de lubrificação o óleo acaba carregando impurezas geradas pelo atrito das partes. Estas impurezas são, na maior parte das vezes, partículas de aço que podem danificar as superfícies por onde este óleo está agindo.  Como os filtros utilizam uma matéria têxtil porosa, eles retêm as partículas que por ventura estejam em suspensão no lubrificante.